FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Ago 2019

GNR reforça policiamento “para uma férias tranquilas”

Considerando que o fim de semana coincide com o período de início de férias para grande parte dos Portugueses e com a entrada de milhares […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Considerando que o fim de semana coincide com o período de início de férias para grande parte dos Portugueses e com a entrada de milhares de turistas e de emigrantes em Portugal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá intensificar as ações de patrulhamento e apoio, em todo o Território Nacional, com particular ênfase nas praia, festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como nos principais eixos rodoviários, nomeadamente nas fronteiras terrestres, onde se espera a chegada de inúmeros portugueses que regressam ao país.

Com objetivo de garantir a segurança durante os deslocamentos, de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza, próprios desta altura do ano, em que se regista um aumento substancial de tráfego, a GNR irá privilegiar uma atuação preventiva, orientando o esforço para as vias mais críticas da sua zona de ação, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança. Para o efeito, a GNR contará com o apoio da Guardia Civil do Reino de Espanha, para, em conjunto, realizar ações de sensibilização e fiscalização, na proximidade das fronteiras terrestres.

Considerando que outra das preocupações da GNR é a prevenção da criminalidade contra o património, relembramos que está ativo o Programa Chave Direta, cujo objetivo é garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários. A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através do registo disponível online em Verão Seguro, ou no posto da GNR da respetiva área de residência.

Atualmente, a GNR tem ainda implementado o Programa Turismo Seguro, com o objetivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal, para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico. Neste âmbito, os militares desenvolvem ações de informação e sensibilização a este público em específico, com a intenção de prevenir os potenciais riscos e perigos durante a sua estadia.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, iremos contar também com a presença permanente de militares da Guardia Civil do Reino de Espanha, da Gendamarie Nationale francesa e dos Carabinieri de Itália para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares mais turísticas do Algarve, Porto, Lisboa e Setúbal. A GNR irá também reforçar o patrulhamento em localidades espanholas, francesas e italianas mais frequentadas pelos portugueses, designadamente em Santiago de Compostela, Ourense, Lugo, Ayamonte, Isla Cristina, Lepe, Goian, Burgos, Alcanizes e Valladolid (Espanha), Landes e Biarritz (França), Florença, Roma e Veneza (Itália).

Finalmente, prevendo-se neste fim de semana temperaturas elevadas e o aumento do risco de incêndio, será também reforçado o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais. Para este efeito, a GNR, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), intensificará a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts