FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Ago 2019

José Maria Costa: “Um verdadeiro poema à vida, escrito a letras de sal, de terra, de linho e de ouro”

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acolheu, esta manhã, os cumprimentos oficiais das mordomas que vão participar no Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acolheu, esta manhã, os cumprimentos oficiais das mordomas que vão participar no Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, referiu que as festas representam “um verdadeiro poema à vida, escrito a letras de sal, de terra, de linho e de ouro”.

O sal remete para o mar, verdadeira essência desta Romaria. Já a terra remete para a união de toda a comunidade em torno da festa e para a promoção dos usos e costumes do concelho. Esta é também uma festa de linho, porque as mordomas procuram vestir-se e apresentar-se da melhor forma possível, homenageando os nossos antepassados. Esta é ainda uma festa de ouro porque as mordomas trazem o que melhor têm, com a chieira que carateriza a mulher de Viana.

Nos cumprimentos oficiais marcaram presença as duas delegações estrangeiras que estão presentes na maior romaria do país. Uma das delegações é encabeçada pela autarca de Andorra La Vella, que está na Romaria d’Agonia acompanhado pelo diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o Presidente da Câmara de Lézennes, França, acompanhado pelos gigantones daquela localidade francesa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts