FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Ago 2019

Primeiro-ministro participou na noite mais longa de Viana do Castelo

O primeiro-ministro, António Costa voltou à ribeira de Viana do Castelo e participou na confeção dos tapetes floridos em honra de Nossa Senhora d’Agonia. Costa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O primeiro-ministro, António Costa voltou à ribeira de Viana do Castelo e participou na confeção dos tapetes floridos em honra de Nossa Senhora d’Agonia. Costa juntou-se aos milhares de populares que participaram na noite mais longa de Viana do Castelo.

A Romaria d’Agonia termina esta terça-feira, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje, são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts