FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 18 Ago 2019

Viana do Castelo candidata-se a Cidade Criativa da UNESCO

As cidades de Viana do Castelo e Uherské Hradi’t’, na República Checa, vão candidatar-se, em 2020, à rede de Cidades Criativas da UNESCO, do artesanato […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

As cidades de Viana do Castelo e Uherské Hradi’t’, na República Checa, vão candidatar-se, em 2020, à rede de Cidades Criativas da UNESCO, do artesanato e da arte popular, disse em entrevista à Rádio Geice a vereadora da cultura da Câmara de Viana do Castelo.

Maria José Guerreiro, que falava a propósito da romaria d’Agonia, referiu que, “em 2020, as duas cidades vão avançar, com uma candidatura conjunta” àquela rede mundial criada pela UNESCO, em 2004.

“As Festas de Nossa Senhora são conhecidas pelo Traje à Vianesa, o único que, até ao momento, está certificado em Portugal”, sublinhou a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo.

Maria José Guerreiro adiantou que o processo de candidatura já está a ser trabalhado pelas duas cidades.

“Já se realizou uma primeira reunião em Viana do Castelo, e outras se seguirão para acertar procedimentos e levarmos a bom porto esta candidatura conjunta que nos vai permitir, não só integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO como trabalharmos em prol do património cultural, material e imaterial”, explicou.

Maria José Guerreiro acrescentou que a candidatura conjunta implicará a realização de um “estudo rigoroso sobre os trajes e a articulação com a cidade Checa dos pontos em comum nas duas cidades”.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 com a missão de desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Conta atualmente com 180 cidades.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts