FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Set 2019

Coração de Viana é o carimbo oficial da nova nota de zero euros com imagem da Praça da República

O Coração de Viana, em filigrana, é o carimbo oficial da nova nota de zero euros com imagem da Praça da República que vai ser […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Coração de Viana, em filigrana, é o carimbo oficial da nova nota de zero euros com imagem da Praça da República que vai ser lançada durante a Exposição Filatélica Nacional que decorrerá a partir de terça-feira, no centro cultural da capital do Alto Minho.

A nota vai ser lançada pela Euro Souvenir Portugal, empresa detentora dos direitos da ‘nota souvenir’ em Portugal.

As cinco mil notas impressas com a imagem da Praça da República serão vendidas durante a exposição filatélica nacional, por dois euros. Após o evento, estará disponível a três euros, numa máquina automática que será instalada na Pastelaria Caravela, na Praça da República.

Na sua página oficial no Facebook a Euro Souvenir Portugal diz “estar disponível o carimbo oficial da Cidade de Viana do Castelo para a nota #EuroSouvenir Praça da República a lançar no dia 01 de Outubro”.

“Viana fica no Coração! Este carimbo pode ser colocado também nas notas Sardinhas e Azulejos lançadas no mesmo dia”.

A circulação da nota, que não serve como moeda de troca e tem um custo, é autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE).

As ‘notas souvenir’ possuem as mesmas características de uma nota de euro verdadeira, como a marca de água, holograma, registo transparente, sistema de segurança e um número de série.

É considerada a última moda entre as lembranças adquiridas pelos turistas nos países que visitam e está já entre as lembranças mais vendidas

O conceito de ter uma nota para um local de interesse turístico tem vindo também a atrair colecionadores. A ideia foi lançada em 2015 por Richard Faille em França, tendo nesse ano sido lançadas 100 notas de diferentes locais, e já se estendeu à Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Países Baixos e Espanha.

Além da Praça da República, o distribuidor exclusivo da nota Euro Souvenir em Portugal desde 2017, vai ainda lançar, durante a exposição filatélica nacional, que vai decorrer entre 01 e 06 de outubro, no centro cultural do Alto Minho, as notas de zero euros do Caminho Português de Santiago.

Serão ainda lançadas as notas de zero euros  de azulejos e sardinhas, estas duas últimas desenhadas pelo artista francês Thierry Mordant, “conhecido por desenhar os selos para o serviços de correios de França” e que também marcará presença na Exposição Filatélica Nacional, em Viana do Castelo.

As notas ‘souvenir’ são impressas pela France by Oberthur, a mesma empresa que garante a impressão das notas de Euro.

A Euro Souvenir Portugal já lançou cerca de 50 notas de zero euros, sendo que também em outubro será lançada outra com uma imagem de Cascais.

A exposição filatélica nacional, que vai decorrer entre 01 e 06 de outubro, no centro cultural de Viana do Castelo é organizada pela Federação Portuguesa de Filatelia, em parceria com a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva.

O evento terá participação internacional, tendo sido convidados vários países que integram o Grupo Alpen – Adria, como a Alemanha, Suíça, Áustria, Eslovénia, Croácia, Hungria e Itália.

Esta exposição tem como um dos seus objetivos principais as comemorações dos 500 anos da introdução do Correio em Portugal.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts