FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Set 2019

Primeira Eco Meia Maratona Valença-Monção já foi apresentada

Os municípios de Monção e de Valença, recebem, no dia 20 de outubro, domingo, a primeira Eco Meia Maratona Valença – Monção, ligando as duas […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os municípios de Monção e de Valença, recebem, no dia 20 de outubro, domingo, a primeira Eco Meia Maratona Valença – Monção, ligando as duas localidades vizinhas pela Ecopista do Rio Minho.

A apresentação da prova realizou-se no Núcleo Museológico da Torre de Lapela com as presenças de João Oliveira e José Monte, vereadores das autarquias de Monção e Valença, respetivamente, e três convidados que fazem da corrida uma paixão.

Aurora Cunha e Baltazar Sousa, no atletismo, e Ester Sofia Alves no trail, estiveram presentes na apresentação da primeira edição da Eco Meia Maratona Valença – Monção, uma prova que, disseram, tem um grande potencial de crescimento e afirmação neste género de acontecimentos desportivos.

Uma opinião partilhada pelos dois vereadores presentes, os quais evidenciaram a componente paisagística do percurso e o caráter diferenciador da prova. Ambos assinalaram a importância de parcerias entre municípios vizinhos para alavancar o território no exterior. E deixaram o convite: “Venham correr na terceira melhor Ecopista da Europa”

Pedro Soares, da ProEvents, organizadora da prova espera para esta primeira edição, “chegar perto dos 500 participantes na Meia Maratona, na corrida de 10 quilómetros e na caminhada. Seria um número agradável e motivador para as próximas edições”.

A prova representa uma oportunidade única de praticar exercício físico num percurso com caraterísticas ambientais, monumentais e fluviais muito acentuadas, sendo vários os motivos de interesse que fazem desta via ecológica uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.

Além do trajeto de 21,0975 quilómetros, com partida em Valença e chegada a Monção, está ainda prevista uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, ambas com percurso apenas no Município de Monção. O valor de participação na Eco Meia Maratona e na corrida são 10 euros, descendo para 5 euros na caminhada.

Com o primeiro troço inaugurado em 2004, a Ecopista do Rio Minho foi distinguida, em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, como a quarta melhor ecopista da Europa. Em 2017, nos 8th European Greenway Award, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts