FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 18 Out 2019

Beneméritos que contribuíram para a aquisição do mamógrafo do hospital de Viana foram homenageados

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo homenageou publicamente, na quinta-feira, com a entrega de diplomas aos beneméritos que contribuíram para a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo homenageou publicamente, na quinta-feira, com a entrega de diplomas aos beneméritos que contribuíram para a aquisição do mamógrafo digital com estereotaxia.

A direção da Liga dos Amigos do Hospital informou ter angariado “o montante necessário para o pagamento integral” do novo equipamento.

A campanha para angariação de fundos para recolher os 100 mil euros necessários para comprar o mamógrafo digital começou em abril. Cerca de um mês depois a Liga dos Amigos do Hospital já tinha conseguido reunir 50% do valor para encomendar o aparelho.

A 6 de junho o equipamento começou a funcionar, tendo sido realizados, no primeiro mês, 202 exames a mulheres do distrito de Viana do Castelo que não tiveram de ser deslocar ao Instituto Português de Oncologia (IPO), no Porto.

O novo equipamento veio substituir o velho existente na unidade, que avariava com frequência, causando adiamentos de mamografias e de intervenções cirúrgicas programadas, com nefastas consequências para o equilíbrio psicológico das doentes.

A aquisição do aparelho de mamografia digital, com estereotaxia, evita que, todos os anos, mais de 100 mulheres tenham de se deslocar ao IPO do Porto para a realização de biopsias e colocação do arpão de localização pré-operatória dos tumores da mama.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts