FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Out 2019

“Duelos de Alimentos” do nutricionista João Rodrigues apresentado na Biblioteca de Viana do Castelo

João Rodrigues, autor do blogue” Mundo da Nutrição” e do programa da Rádio GEICE, “Dicas da Nutrição” apresenta este sábado às 16h00 na Biblioteca Municipal […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

João Rodrigues, autor do blogue” Mundo da Nutrição” e do programa da Rádio GEICE, “Dicas da Nutrição” apresenta este sábado às 16h00 na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o livro “Duelos de Alimentos”.

Definir o conceito de alimentação saudável não é tarefa fácil… São muitas as características que podem e devem ser valorizadas, tais como as calorias, os nutrientes, a ausência de aditivos e contaminantes, o impacto no meio-ambiente, entre tantas outras.

Independentemente de cada pessoa ter a sua opinião, há uma regra que deve estar sempre presente nessa definição: variar a alimentação! E isto simplesmente porque não há dois alimentos iguais, nem dois alimentos que nos forneçam todos os nutrientes, nas quantidades adequadas. É, por isso, fundamental conhecer os alimentos, saber quais são as suas melhores características e quais são as suas principais lacunas do ponto de vista nutricional. como comer.

Foi com base nessa ideia que João Rodrigues, nutricionista decidiu escrever o livro “Duelos de Alimentos”, que foi lançado no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Neste livro irá encontrar duelos entre alimentos, que, de uma forma simples e objetiva, permitirão destacar quais são as características nutricionais mais interessantes de cada um dos alimentos envolvidos.

“Toda a gente sabe que há alimentos que devem fazer parte das rotinas alimentares diárias e há outros que apenas podem ser consumidos esporadicamente. E se, do ponto de vista nutricional, a escolha entre uma peça de fruta ou um chocolate não deixa grandes dúvidas, nem sempre é assim tão fácil tomar as decisões certas e de forma cientificamente sustentada”, diz João Rodrigues.

Como decidir, então, entre um Pepino e uma Curgete? Ou entre um Melão e uma Melancia? Ou mesmo quando estamos frente a um Queque e um Bolo de Arroz? Ao longo das mais de 300 páginas, o autor confronta alimentos aos pares, destacando as características nutricionais mais interessantes.

Tomando um exemplo, o autor parte de uma bebida que faz parte das nossas rotinas diárias, o café expresso e compara-o ao carioca, este último preparado a partir da borra do café, para concluir que o café expresso contém um valor elevado de cafeína, enquanto o carioca apresenta menos de metade desse valor. No que respeita a vitaminas, exceto a B3, nenhuma das bebidas apresenta quantidades relevantes.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts