FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 24 Out 2019

Maior prova da Península Ibérica de Vela realiza-se este fim de semana em Viana do Castelo e no próximo em Vigo

Este fim-de-semana, 25, 26 e 27 de outubro, serão cerca de 180 os velejadores da classe Optimist a participar na 6ª edição do Troféu Cidade […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este fim-de-semana, 25, 26 e 27 de outubro, serão cerca de 180 os velejadores da classe Optimist a participar na 6ª edição do Troféu Cidade de Viana do Castelo. O evento realiza-se ao largo das praias do Cabedelo, Praia Norte e ainda no rio Lima, junto à Praça da Liberdade.

Vão marcar presença, neste Meeting Internacional, jovens velejadores de Portugal, Espanha, Letónia, Estónia, Irlanda, Índia e pela primeira vez, Angola e África do Sul, numa comitiva que deverá integrar quatro centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes, técnicos e familiares.

A prova foi apresentada em conferência de imprensa, esta quinta-feira, na Câmara Municipal de Viana do Castelo e faz parte da “Semana do Atlântico”, que vai terminar em Vigo no fim de semana seguinte. António Cruz, presidente do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) reconheceu que este é um “desafio enorme” porque a prova “tem crescido em número de embarcações”, adiantando que este ano serão mais de 350 embarcações a marcar presença nas duas cidades que acolhem o evento.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destacou a importância da prova e afirmou que “esta é a maior prova Ibérica de Vela, a maior prova da Península Ibérica para a formação, para a iniciação na Vela dos jovens”, destacou o autarca.

Este VI Troféu Cidade de Viana do Castelo, Meeting Internacional de Optimist, é organizado graças a uma parceria entre o Clube de Vela de Viana do Castelo e o Real Clube Náutico de Vigo e está integrado na Semana do Atlântico que adquiriu, ao longo dos seus 18 anos de existência, o galardão de “Excellence Cup”, que em Espanha significa o reconhecimento máximo a um evento de vela.

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts