FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Nov 2019

Bienal D’Art-Vez 2019 vai destacar “Teixeira de Queiroz: Obra e Tempo”

No ano em que Arcos de Valdevez celebra a memória de um dos seus mais eminentes vultos culturais, o escritor Francisco Teixeira de Queiroz, a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No ano em que Arcos de Valdevez celebra a memória de um dos seus mais eminentes vultos culturais, o escritor Francisco Teixeira de Queiroz, a D’Art-Vez assume também essa celebração, como foco principal de influência e reflexão de cerca de uma centena de artistas que integram esta edição 2019 da bienal de arte arcuense.

Embora fosse médico, Teixeira de Queiroz revelou uma enorme sensibilidade literária, que, curiosamente, tinha na pintura uma fonte inspiradora e norteadora do seu trabalho criativo. Foi um homem atento ao seu Tempo, à Cultura, à Identidade do seu País e à da sua terra natal, Arcos de Valdevez, elementos que agora servem de mote e inspiração à seleção artística da Bienal.

Através de um programa alargado e dedicado a vários públicos, o Município arcoense assinalou neste ano o centenário da morte do escritor com diversos eventos, entre os quais a presente edição da D’Art-Vez, que na sua dinâmica cultural celebra a Arte como destino final da essência humana, da identidade coletiva e da criatividade.

Este ano, a mostra ganha um novo momento na sua dinâmica, desta feita de verdadeira descentralização cultural, ao colocar uma parte da coleção expositiva em mais dois espaços do concelho, um em Soajo e outro em Sistelo.

A presente edição da D’Art-Vez é pois uma oportunidade para todos, 100 anos depois de Teixeira de Queiroz, continuem a marcar o concelho e o país, celebrando a Arte e a Cultura.

PROGRAMA:

16 de Novembro | 21h45
Inauguração da “D’ArtVez 2019”, seguida de momentos musicais pelo D’ArtVez Ensemble, Casa das Artes.

17 de Novembro | 15h00
Abertura da exposição “D’ArtVez no Território – Soajo”, Casa do Povo de Soajo.

23 de Novembro | 22h00

Estreia da peça de teatro/musical: “O Grande Homem”, de Teixeira de Queiroz, pelo GTV- Grupo de Teatro do Vez, Auditório da Casa das Artes.

7 de Dezembro | 21h30
Abertura da exposição “D’ArtVez no Território – Sistelo”, seguida de Momento musical dos alunos do CMDAV, Sede da Junta de Freguesia de Sistelo.

14 de Dezembro | 15h00
Apresentação do livro “Barões Assinalados”, da autoria de António Cacho, seguido de apresentação do Roteiro Poético do Vez, Casa das Artes/Biblioteca Municipal.

21 de Dezembro | 15h00 e 21h00
Visitas guiadas à D’ArtVez, com participação dos autores, Casa das Artes.

21 de Dezembro | 22h00
Concerto do coral polifónico “A Cumpagnia” (Córsega), Centro Interpretativo do Barroco.

4 de Janeiro | 21h30
Grande concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, Auditório da Casa das Artes.

18 de Janeiro | 14h00-18h00
Visitas guiadas à D’ArtVez, com participação dos autores

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts