FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Nov 2019

Navio Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar com lançamento de um novo livro

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, será realizada no próximo dia 16 de novempro, na Sala José Hermano Saraiva do Navio Museu […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, será realizada no próximo dia 16 de novempro, na Sala José Hermano Saraiva do Navio Museu Gil Eannes, pelas 16h00, a apresentação do livro “Gil Eannes – San Jones”, da autoria de António Trabulo, médico no Navio Gil Eannes em 1970 e 1971.

Entre alegrias e tristezas, sucessos e desencantos, amor, amizade, ódios e mortes, o livro narra a história, que decorre em 1970, dos pescadores através dos acontecimentos vividos no dia-a-dia no interior do Navio Hospital Gil Eannes e em “San Jones”, nome que os pescadores portugueses davam a St. John’s, capital da província canadiana da Terra Nova e Labrador e cais onde o navio mais acostava.

Ainda, no âmbito das comemorações será também realizada a inauguração de uma exposição de Artes Plásticas, que contará com obras de artistas médicos de norte a sul do país. Iniciativa da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, com o apoio ativo do Auto Clube Médico Português.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

A sua principal função era prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira da pesca à linha, mas também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, e navio abastecedor garantindo o fornecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Após ser resgatado da sucata, o Gil Eannes encontra-se aberto ao público como Navio Museu desde agosto de 1998, e ao longo dos últimos anos diversas obras de reabilitação têm sido realizadas, bem como diferentes iniciativas com o objetivo de atrair diversos públicos e transformar o Navio Museu num polo de atração da cidade de Viana do Castelo.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts