O PNGIFR foi aprovado na Reunião de Conselho de Ministros de 5 de dezembro e colocado para discussão pública até 5 de fevereiro, identifica o contexto para a mudança e designa as orientações e os objetivos estratégicos para uma abordagem integrada ao problema.
O PNGIFR define um novo modelo de governação e gestão do risco, com articulação entre entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), tanto a nível horizontal como vertical, e a implementação da Cadeia de Valor do SGIFR e de macroprocessos, que suportam a intervenção e responsabilidades das entidades, desde o planeamento até ao pós-evento.
Considerando a importância deste Plano integrado, cujo conhecimento, participação e compromisso de todas as partes interessadas no processo é fundamental, a Escola Superior Agrária do IPVC e a AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais promovem um seminário para a apresentação pública e esclarecimento do PNGIFR.
O seminário contará ainda com a apresentação do estudo “As dinâmicas dos sistemas socio-ecológicos, uso do solo e paisagem no Alto Minho (NW Portugal) em contexto de mudanças climáticas”, desenvolvido na ESA-IPVC pela investigadora Joana Amorim sob a orientação do Professor Joaquim Alonso.
A sessão terá lugar às 16 horas do próximo dia 28 de janeiro, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Refóios do Lima, Ponte de Lima.