FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Fev 2020

Grupo parlamentar do PSD defende eliminação do pórtico de Neiva (A28)

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Parlamento apreciou, na quinta-feira, uma Petição que solicitava a eliminação do pórtico de Neiva (pórtico 4) da A28. Em nome do PSD, Eduardo Teixeira, deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, na sua intervenção, saudou os peticionários e recordou que, “na última campanha eleitoral, todos os partidos que elegeram deputados por Viana do Castelo, defenderam a necessidade de eliminar este pórtico”.

Teixeira disse que “deveria haver um largo consenso sobre a eliminação deste pórtico que constitui um entrave aos movimentos pendulares intra e extra concelho, à competitividade das empresas, à cooperação transfronteiriça e penaliza quem produz e trabalha na maior zona industrial da região”.

O deputado vianense, sublinhou “a injustiça criada pelos socialistas na colocação dos pórticos daquela via, por terem colocado pórticos apenas nos quilómetros finais desta via”. Teixeira recordou que “foi o governo do PSD que conseguiu arrancar os 7 pórticos que o PS deixou prontos e instalados nesta região, para ainda penalizar mais o Alto Minho, tentando portajar as ligações entre Viana do Castelo – Arcos-de-Valdevez – Ponte de Lima e entre Viana do Castelo – Caminha – Cerveira”.

A terminar, Eduardo Teixeira frisou que “cabe agora ao governo do PS, passados 10 anos do pórtico de Neiva, fazer algo por esta Região, corrigindo o erro e injustiça que teve, de forma a dar um sinal claro e um contributo claro à mobilidade, promovendo a coesão social e territorial da região”.

Em declarações à Rádio Geice, Teixeira diz que “o PSD nunca esteve contra a eliminação do pórtico de Neiva” na zona de Viana. “Na votação efetuada, nunca esteve em causa votar a favor ou contra o pórtico da A28, mas sim de todas as portagens de todas as autoestradas do país”, esclareceu.

Eduardo Teixeira recordou ainda que, “na quinta-feira, foi eu quem liderou as reivindicações pela eliminação do pórtico, durante o debate na Assembleia da República”.

A recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A iniciativa do BE, que deu entrada na Assembleia da República em novembro, pedia a “abolição imediata da cobrança de taxas de portagem em toda a extensão da A28”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts