“Assim que foi determinada a suspensão das atividades letivas presenciais foram acionados os mecanismos existentes para que a normalidade regressasse o mais rápido possível deste novo contexto”, começa por referir Carlos Rodrigues presidente do IPVC e coordenador da Comissão de Monitorização da evolução do Covid 19 na instituição.
Os estudantes, refere o Presidente do IPVC, “continuam a ter aulas dentro da normalidade dos seus horários através das diversas plataformas on line. O ensino nesta modalidade de ensino à distancia teve inicio na passada sexta-feira e vai continuar por tempo indeterminado. O uso de plataformas como a colibri da FCCN e o moodle desenvolvido pelo IPVC, garantem a continuidade do ensino/aprendizagem nesta instituição.
Ao todo estão envolvidos cerca de 4500 mil alunos e a totalidade dos docentes que diariamente mantêm a regularidade e a normalidade da lecionação.
No que diz respeito ao funcionamento dos serviços, Carlos Rodrigues sublinha que se mantêm os serviços mínimos em funcionamento nas diversas unidades orgânicas, forma mesmo residual, tendo o IPVC optado pelo sistema de teletrabalho generalizado. “Os serviços encontram-se a funcionar na sua plenitude sendo que a grande maioria dos funcionários se encontram a exercer as suas funções em casa”.
O IPVC, recorde-se, foi uma das primeiras instituições a aprovar o Plano de Contingência e aplicá-lo em todos os seus espaços. Até ao momento não há registo de infetados pelo Covid 19 na comunidade académica da Instituição.