Recorde-se que Viana do Castelo tem a funcionar a cozinha de sete escolas de referência, para fornecimento de refeições para os alunos com escalões A e B. As escolas de referência fornecem, em regime de ‘take away’, refeições a crianças referenciadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social. As IPSS sinalizam as crianças com necessidades e, assim, as famílias podem levantar a refeição em causa na escola de referência do respetivo agrupamento.
As Escolas de Referência funcionam ainda para acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais: EBS de Arga e Lima, Lanheses (Agr. Arga e Lima), Centro Escolar EB de Barroselas (Agr. Barroselas), ES de Monserrate (Agr. Monserrate), EB da Foz do Neiva, Castelo do Neiva (Agr. Monte da Ola), EB Frei Bartolomeu dos Mártires (Agr. Santa Maria Maior), Escola Básica de Abelheira (Agr. Abelheira) e EBS Pintor José de Brito, Santa Marta de Portuzelo (Agr. Pintor José de Brito).
Nas duas passadas semanas a Câmara Municipal serviu um total 1.889 refeições: 517 para alunos com escalão; 340 para famílias com dificuldades; 1.032 para profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros.