Os Charutos de Arcos de Valdevez, eleitos como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal, tratam-se de um dos doces tradicionais mais emblemáticos da região, e, de forma a valorizar a receita original, surgiu a necessidade de certificar este ex-líbris arcuense, preservando a receita autêntica deste doce regional.
Na última reunião de Câmara foi aprovada a abertura do procedimento concursal, tendo em vista a certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez. Este procedimento tem como finalidade a elaboração de um guia de especificações e ações de acompanhamento às empresas aderentes ao processo de certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez, assim como, o desenvolvimento de ações de capacitação para as entidades, sobre Inovação, Investigação & Desenvolvimento relativamente ao produto ou gastronomia tradicional.
A certificação deste doce tradicional irá permitir aferir as características que fazem com que os Charutos de Arcos de Valdevez sejam uma marca da região, identificando as características e as variáveis comuns em cada receita, bem como, o proteger a nível geográfico.