A assinatura do protocolo de colaboração do projeto de execução da nova via do Vale do Neiva realizou-se esta sexta-feira, nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.
Segundo José Maria Costa “o projeto deverá estar pronto em maio de 2021, seguindo-se a abertura de novo concurso público, para a execução obra”.
Dos oito milhões de euros de investimento global, José Maria Costa explicou que 5,5 milhões de euros destinam-se à execução da obra e 2,5 milhões de euros a expropriações.
A obra, “prevista no Plano Nacional de Investimento (PNI), no eixo dos fatores de competitividade, vai ser financiada por fundos comunitários, orçamento municipal e do Estado”.
O autarca socialista, que falava a propósito da assinatura, do protocolo de colaboração entre a câmara e o Governo, para a execução do projeto, explicou que a nova via, com uma extensão de 5,2 quilómetros, “vai melhorar a mobilidade do transporte de mercadorias e aumentar a competitividade das cinco freguesias que representam cerca 30% das exportações de Viana do Castelo, que é, neste momento, o décimo sexto concelho mais exportador do país”.
“O Vale do Neiva é responsável por 0,5% das exportações portuguesas nos setores da exploração de caulinos, metalomecânica, têxteis, cerâmicas, madeiras e agroindústria. Esta via é muito importante para reforçar a atratividade deste território pela ligação que garante à A28 e ao porto de mar, através dos novos acessos que estão em construção”, destacou.