FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Mai 2020

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo ofereceu viatura à ULSAM

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com a contribuição da Fundação da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo ofereceu à ULSAM uma Viatura para transportar a equipa de técnicos e o equipamento das Brigadas de Colheita de Sangue, que o Serviço de Sangue do Hospital de Viana do Castelo realiza semanal e rotativamente em todos os concelhos do distrito.

A Liga dos Amigos do Hospital iniciou em 1982 a Promoção da Dádiva de Sangue e a Angariação de Dadores de Sangue em todo o distrito, estimulando e contribuindo activamente para a criação de Núcleos e Associações de Dadores de Sangue, em todas as sedes de concelho.

Em 1987 a Liga promoveu as Brigadas de Colheita de Sangue nas sedes de concelho e, para as viabilizar, ofereceu ao então Hospital Distrital de Viana do Castelo uma viatura Renault Transit para transporte da Equipa Técnica do Serviço de Sangue e do equipamento necessário à realização das colheitas.

O Serviço de Sangue da ULSAM continua a realizar semanalmente as Brigadas de Colheita de Sangue em todo o distrito de Viana do Castelo, mas há alguns anos que passou a ter necessidade de recorrer a uma viatura alugada (táxi), para o transporte da Equipa Técnica e do equipamento, em consequência da natural degradação e inoperacionalidade da viatura oferecida pela Liga dos Amigos do Hospital.

O ano passado a Liga fez diligências junto do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste e da respectiva Fundação, com o objectivo de obter uma contribuição para adquirir uma viatura com características adequadas ao exercício das actividades próprias das Brigadas de Colheita de Sangue, contribuição agora concretizada e suficiente para um Peugeot Expert ligeiro misto, de 6 lugares.

No passado dia 21 de Maio e depois de obter o assentimento da Fundação CAN, a Liga dos Amigos do Hospital decidiu fazer o donativo da referida Viatura à ULSAM, para servir nas Brigadas do Serviço de Sangue, oferta que o Presidente do Conselho de Administração Franklim Ramos agradeceu, enumerando os múltiplos apoios que o Hospital tem recebido da Liga dos Amigos.

Como homenagem ao Dr. Eduardo Delgado, que interrompeu a sua actividade no Serviço de Sangue ao fim de mais de dez anos de exemplar dedicação à Promoção da Dádiva de Sangue e ao acolhimento de muitos milhares de Dadores, a direcção da Liga inscreveu na porta direita da viatura o nome do estimado Homem e Profissional, já distinguido como Amigo Honorário do Hospital e cujas qualidades o Presidente da Liga Defensor Moura exaltou numa breve alocução.

Ao simbólico acto realizado junto ao Serviço de Sangue do Hospital de Viana do Castelo, estiveram presentes os principais dirigentes da Liga, da ULSAM e da FCAN, além de muitos profissionais amigos do homenageado, conforme fotos anexas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts