FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Mai 2020

PS de Viana do Castelo diz que PSD está “sem ideias e sem ética”, sociais democratas repudiam “veemente todas as insinuações pessoais e partidárias”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Viana do Castelo, diz que PSD "ultrapassou os mais elementares princípios de debate político e que está sem ideias e sem ética". Em causa está um comunicado dos sociais democratas a lamentar que a câmara da capital do Alto Minho, de maioria PS, tenha recusado uma proposta para auditar as finanças municipais, iniciativa que os dois vereadores social-democratas garantem não ter formalizado.

A Comissão Política de Secção do PSD de Viana do Castelo apos ter tido conhecimento do “lamentável comunicado e raríssima tomada de posição publica desta, também em comunicado, vem “em nome da (real) ética e bom nome do Partido social Democrata, repudiar veemente todas as insinuações pessoais e partidárias que contem esta sua missiva socialista”.

Comunicado PS:

PSD de Viana do Castelo sem ideias e sem ética

O PSD de Viana do Castelo manifesta desnorte e irresponsabilidade nas posições públicas que assumiu nas últimas semanas. Lamentavelmente, acredita na inconsequência das mesmas, não percebendo que ultrapassou o mais elementar limite do debate político e que, neste momento já não só atinge os seus adversários políticos, mas sim a dignidade dos serviços, dos dirigentes e dos funcionários municipais, culminando, hoje, com um imoral ataque a empresas e empresários Vianenses e ao seu bom nome.

A Concelhia do PSD de Viana do Castelo atua de forma demagógica e populista, ultrapassando os mais elementares princípios de debate político, primando e insistindo na ausência de conteúdo político, teatralizando a sua atividade política em incidentes, lapsos e interpretações de preocupante iliteracia da gestão autárquica.

Todos os eleitos autárquicos, de todas as orientações políticas e cívicas, bem como todos os Vianenses, continuam à espera do projeto e das ideias do PSD para Viana do Castelo.

O PSD continua sem rumo, sem estratégia, sem capacidade de mobilização da sociedade Vianense, sem capacidade de encerrar a sua profunda divisão interna. Dia após dia duplica e atropela para estar em mais do que um sítio, mesmo que a distância estabeleça o impossível, duplica candidaturas, duplica queixas infundadas, duplica comunicados politicamente insultuosos para com os seus adversários políticos, duplica falsidades, atacando serviços, dirigentes e funcionários do Município.

O PDS sabe, mas esconde dos Vianenses que, toda a ação municipal é auditada e fiscalizada por Revisor Oficial de Contas, pelo Tribunal de Contas (TC), pelas mais diversas entidades que atribuem, regulam e fiscalizam a aplicação de Fundos Comunitários, pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IAMAGOT), IGF, Ministério Público que frequentemente recorre…

Porque a incapacidade política se resolve no plano político, e como afirmava o PSD de Viana do Castelo em agosto de 2017 “A DEMOCRACIA E A ÉTICA SÃO A BASE DO(S) PARTIDO(S)”, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Viana do Castelo exige ao PSD de Viana do Castelo que corporize a sua intervenção política na ética política e na responsabilidade, que honre adversários políticos, funcionários municipais, empresas e empresários Vianenses e o passado do PSD em Viana do Castelo.

Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
Viana do Castelo, 25 de maio de 2020.

Comunicado PSD:

O desnorte socialista Vianense 

A Comissão Política de Secção do PSD de Viana do Castelo apos ter tido conhecimento do lamentável comunicado e raríssima tomada de posição publica desta, vem em nome da (real) ética e bom nome do Partido social Democrata, repudiar veemente todas as insinuações pessoais e partidárias que contem esta sua missiva, e o seu teor que apenas confirma o desespero que os vianenses sentem, no atual momento, do partido que há cerca de 27 anos governa este importante Concelho de Portugal:

O PSD vem assim esclarecer que:

  1. De forma simples e clara, esta rara tomada de posição publica de um partido, que há muitos anos não apresenta uma única ideia ou projeto politico, vem com isto demonstrar a sua falta de respeito, quando tenta usar os funcionários e empresários como pedras de arremesso , procurando desviar a atenção da sua má gestão camarária;
  2. É ainda de realçar, que já que referem o nome dos empresários, questionamos então porque as empresas que fornecem serviços da câmara são sempre as mesmas? Temos a certeza que existem vários empresários vianenses que gostavam de trabalhar também com a câmara e nem consultados são;
  3. Quanto à falta de ideias, o PSD refutando, apenas tem de lembrar o PS e o Sr. Presidente Luis Nobre, que deviam estar mais atentos pois temos tornado público várias propostas, algumas ate bem “plagiadas” pela executivo socialista, como se deles fossem;
  4. Devemos ainda mencionar que as nossas denúncias por interesse publico e propostas recentes apresentadas, parece terem provocado um efeito nervosista e politicamente estão a surtir efeitos, uma vez que o presidente da concelhia socialista trasvestido de  vereador da coesão territorial, se apressou a visitar as freguesias e publicitar pelos meios publicos municipais, as suas acções partidarias.

Só demonstra que o PS continua a agir como sempre agiu, por pressão, e temos ao longo dos últimos anos, nos habituado a que as criticas socialistas sem qualquer fundamento ou ética, apenas as encaramos como elogios ao nosso trabalho, pelo incomodo e preocupação que lhes criam.

Seria também muito interessante que a Concelhia do PS, podesse vir a publico comentar o episodio lamentável com a sua Vereadora Maria José Guerreiro que a saudamos, pela pressa em tornar publica uma pseuda-renuncia, que ate nem foi materializada na ultima reunião de Camara Municipal de 21/05/2020, quando esta apenas, ao que se consta, esta em gozo de ferias, não tendo aparecido qualquer outro substituto, nem apresentado na Camara qualquer pedido de renuncia.

Quanto à Auditoria, quem não, não deveria a temer!!!

Viana do Castelo, 26 de maio de 2020

A Comissão Política de Secção do PSD de Viana do Castelo

Noticias relacionadas:

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts