Foram apresentados pelos comerciantes vianenses um total de 65 pedidos à iniciativa “Viana à Esplanada”, tendo 20 sido automaticamente autorizados e 45 estão ainda a ser analisados e deverão receber autorização até esta sexta-feira. O projeto que, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), visa incentivar e promover o comércio e restauração em espaço público.
O projeto permite que lojas comerciais possam utilizar áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo o distanciamento social. Outra medida prevista no âmbito da “Viana à Esplanada” é a abertura de novas esplanadas para cafés, pastelarias e restauração no espaço público, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
Todas estas novas áreas de ocupação do espaço público na cidade e concelho serão isentas de taxas de ocupação.
Esta iniciativa está integrada no programa “Havemos de ir a Viana”, campanha de promoção da cidade e do concelho no pós-Estado de Emergência que foi lançada pela Câmara Municipal e pela AEVC com o objetivo de promover a reativação do comércio, restauração e hotelaria vianenses.