FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Jun 2020

Já são conhecidos os vencedores da 10ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia em que a Câmara Municipal de Viana do Castelo presta homenagem a Couto Viana, são divulgados os vencedores da 10º edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana. Nestas dez edições foram 427 trabalhos aceites a concurso, dos quais 128 foram premiados, com um valor total de 16.700 euros atribuídos aos vencedores. 

Criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e dinamizado pela Biblioteca Municipal junto da comunidade educativa, este concurso tem como propósito, dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infantojuvenil da comunidade escolar vianense. 

Este ano, foram apresentados á fase final do concurso 37 trabalhos de alunos das escolas, públicas e privadas, do concelho. No total foram 12 os trabalhos premiados, do 1º ciclo ao secundário, nas quatro modalidades a concurso, conto, ensaio, ilustração e poesia.

Na modalidade CONTO (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Tiago de Castro Carvalho, com o conto “A missão ao Planeta Azul”; 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto “A PEDRA DA LUZ”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Beatriz Felgueiras da Cunha, com a obra “O Mundo da Tristeza”; Ensino Secundário, Ana Rita de Oliveira Marques, com o conto “Emulação”.

Na modalidade de POESIA (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Luna Teles Gomes, com a poesia “SER LIVRE, SER FELIZ”; 2.º Ciclo do Ensino Básico, Miguel Alves Pinto, com a proposta “O Mar”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Guilherme Pinto Correia, com a poesia “SAUDADE”; Ensino Secundário, Mafalda Reis Sendim Rodrigues, com a poesia intitulada “METAMORFOSE”.

Na modalidade de ENSAIO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, tendo vencido Maria Filipe da Ponte Guedes, do Ensino Secundário, com a obra “ENSAIO SOBRE ÁLBUM DE FAMÍLIA DE ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA”.

Na modalidade de ILUSTRAÇÃO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, de acordo com os seguintes níveis de escolaridade: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Maria Inês Felgueiras Gonçalves dos Reis Fernandes, com a Ilustração a partir do poema “Nove cores – Cinzento” do livro “Versos de cacaracá : poesia infantil”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Joana Duarte Abreu Cruz, com a Ilustração a partir do poema “A dor” do livro “Hospital: poema-reportagem”; Ensino Secundário, Inês de Cássia Meireis Amorim, com a Ilustração a partir do conto “Canta, puta de merda!” do livro “Que é que eu tenho, Maria Arnalda? E outros contos pícaros”.

António Manuel Couto Viana foi poeta, contista, dramaturgo, ensaísta e memorialista. Nascido a 1923, em Viana do Castelo, cresceu e viveu ligado às artes e às letras, tendo falecido em 2010. Publicou meia centena de livros de poesia e cerca de oitenta títulos de outros géneros literários, com destaque para livros de ensaios e memórias. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts