FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

19 Jun 2020

Morreu Vera Lynn, a voz do hino de esperança na II Guerra Mundial

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Vera Lynn, cuja canção 'We'll Meet Again' foi um símbolo de esperança durante a II Guerra Mundial, morreu ontem, aos 103 anos, rodeada pela sua família.

O Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, lembrou como “o charme e a voz mágica” da britânica “elevaram o espírito do nosso país nalguns dos nossos momentos mais negros. A sua voz vai continuar a aquecer os corações das gerações vindouras”.

Nascida nos subúrbios de Londres, em 1917, Vera Lynn começou a atuar aos 7 anos e a cantar com orquestras aos 18, lançando o seu primeiro disco a solo em 1936.

Durante a II Guerra Mundial, atuou para aqueles que se abrigavam dos ataques aéreos nas estações do metro londrino, ganhando dos soldados a alcunha de “a querida das forças [armadas]”.

Em 1939, deu voz a ‘We’ll Meet Again’, de Ross Parker e Hughie Charles, que se tornou um hino da campanha britânica na II Guerra Mundial e nunca foi esquecida pela cultura popular.

Vera Lynn atuou em público pela última vez em 2005, no 60º aniversário da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.

Galardoada com honrarias pela Rainha de Inglaterra, destacou-se também pelo trabalho de caridade, nas áreas do cancro da mama, da paralisia cerebral e do apoio aos militares.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts