A vila de Melgaço foi caracterizada como sendo um território envelhecido e como território fortemente atingido por calamidades. Tendo em conta que o programa CLDS-4G é dedicado á comunidade, prevêem-se duas intervenções nesse sentido. A primeira é direcionada à terceira idade e visa o desenvolvimento de ações socioculturais, ações de combate à solidão e ao isolamento e desenvolvimento de projetos de voluntariado orientado para o trabalho com populações envelhecidas.
Já a segunda intervenção, dedicada aos territórios fortemente atingidos por calamidades, contempla o desenvolvimento de ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território e a criação/revitalização de associações (moradores, temáticas ou juvenis), que vão ser acompanhadas por técnicos facilitadores das iniciativas, reduzindo o isolamento e a exclusão social.
O programa CLDS-4G vai promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria