FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 10 Ago 2020

Festival Eurovisão da Canção vai ter versão norte-americana

O Festival Eurovisão da Canção vai ter uma versão norte-americana, cuja primeira edição irá acontecer no final de 2021, anunciou a organização do concurso de música que se realiza anualmente na Europa desde 1956.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

“O programa de televisão favorito da Europa vai viajar para o outro lado do oceano até aos Estados Unidos da América. O ‘The American Song Contest’ irá acontecer durante a época festiva de 2021”, lê-se num comunicado hoje divulgado na página oficial do Festival Eurovisão da Canção.

Segundo a organização do concurso, “a versão norte-americana do Festival Eurovisão da Canção irá colocar os artistas frente a frente com representantes de outros estados numa série de cinco a dez Competições de Qualificação, televisionadas, rumo às Semifinais e à Grande Final”.

Como preparação para a competição que será televisionada, a equipa de produção nos Estados Unidos irá criar uma academia, “um grupo que inclui profissionais da música sediados nos Estados Unidos, representativos de todos os géneros e origens”, acrescenta o comunicado.

“Estes elementos irão criar júris de artistas e notáveis da indústria musical que, com o público de cada região, irão selecionar talentos dos 50 estados norte-americanos para competir. Os representantes de cada estado podem ser artistas a solo, duplas ou bandas com, no máximo, seis elementos”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

A 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção, que deveria ter acontecido este ano, decorrerá em maio de 2021 em Roterdão, nos Países Baixos. As semifinais foram marcadas para 18 e 20 de maio e a final para 22 de maio.

O Festival Eurovisão deste ano foi cancelado em março, pela União Europeia de Radiodifusão, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, com a participação de concorrentes de 41 países, tendo em conta a pandemia da covid-19.

Portugal iria estar representado na edição de 2020 com a canção “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho.

Em substituição, em maio passado aconteceu o programa televisivo “Europe Shine a Light”, com testemunhos de todos os que eram candidatos à edição deste ano.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu o concurso no ano seguinte.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts