Este espaço será composto por cinco salas dando especial relevância a algumas das áreas arqueológicas onde Félix Alves Pereira trabalhou. Todas as salas de exposição deverão conter remissões para os monumentos e locais de Arcos de Valdevez, num convite capaz de cativar e aproximar os visitantes do património cultural do concelho.
O projeto “Plataforma da Memória Arcuense: Espaço Valdevez / Arcos de Valdevez” consiste na beneficiação de um edifício existente, propriedade do Município e localizado em pleno centro urbano de Arcos de Valdevez. O Espaço Valdevez será equipado por vários conteúdos, particularmente, equipamentos interativos, que realcem os marcos importantes da História do concelho, permitindo a fácil integração do público nos acontecimentos cronológicos.
A operação “NORTE-04-2316-FEDER-000359 – Plataforma da Memória Arcuense: Espaço Valdevez / Arcos de Valdevez” é cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional Norte2020, Portugal 2020, Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental, com um Investimento Elegível de 331.546,00€ e Comparticipação Comunitária de 281.814,10€, e encontra-se também integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez.