FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 21 Out 2020

Cemitérios de Viana do Castelo abertos com permanência máxima de 30 minutos

Os cemitérios de Viana do Castelo vão estar abertos nos dias 01 e 02 de novembro com limitação de permanência até 30 minutos, lotação definida para cada situação, e sem ajuntamentos com mais de cinco pessoas.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, fonte autárquica explicou que o plano de contingência acordado com as Juntas de Freguesia do concelho e “adaptado a cada freguesia” inclui “recomendações sobre utilização, zonas de acesso, circulação e lotação”

“Foi determinado um despacho conjunto com as indicações sobre a limitação máxima do número de pessoas em cada cemitério (de acordo com a área de cada um), respeitando as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), não permitindo ajuntamentos de mais de cinco pessoas no interior do cemitério e limitando a permanência das pessoas até um máximo de 30 minutos”.

Daquele plano consta ainda a “obrigatoriedade de utilização de máscara, de controlo de acessos com o apoio da Corpo Nacional de Escutas (CNE) e forças de segurança”.

No edital publicado pela freguesia urbana de Areosa, no Facebook, a autarquia limita o acesso ao cemitério a 200 pessoas, em simultâneo.

O documento, assinado por Rui Mesquita, refere ainda “não serem permitidas no cemitério, as celebrações religiosas e de homenagem habitualmente realizadas nos dias 01 e 02 de novembro”.

Caso não se verifique o “cumprimento generalizado” das disposições acordadas para o concelho, a Junta de Freguesia de Areosa alerta que, “de forma imediata”, poderá “reduzir” a lotação, os ajuntamentos mais de cinco pessoas e a permanência no cemitério.

Já “em casos extremos”, poderá encerrar o recinto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts