FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 05 Out 2020

Cerveira associou-se à homenagem ao tocador de concertinas ‘Vilarinho de Covas’

Foi inaugurada, a escultura de Mário Rocha em homenagem ao ‘Vilarinho de Covas’, um nome incontornável para os amantes das concertinas. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, marcou presença na Quinta do Santoinho, para uma cerimónia ao “ilustre conterrâneo”.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Nelson Pereira faleceu em 2013, com 91 anos. Nasceu no Brasil, mas cedo veio viver para a Freguesia de Covas, no concelho de Vila Nova de Cerveira, precisamente para o lugar chamado de Vilarinho, e que lhe deu a alcunha de ‘Vilarinho de Covas’. Destacou-se como um dos melhores tocadores de concertina da região e cuja notoriedade ultrapassou fronteiras de Portugal.

O edil cerveirense realçou o papel preponderante do ‘Vilarinho de Covas’ como agente cultural na preservação e valorização de uma das tradições musicais alto-minhotas, a concertina, aliada à sua contagiante boa disposição. Fernando Nogueira também destacou o facto desta homenagem coincidir com “duas datas importantes e interligadas, pois no dia 1 de outubro assinala-se o Dia do Município de Vila Nova de Cerveira, concelho escolhido pelo tocador para viver, e ainda o Dia Mundial da Música, a arte que o tornou célebre”.

A obra de arte assinada pelo escultor Mário Rocha é a primeira de várias que vão integrar o «Panteão dos Tocadores de Concertina» ilustres do Alto Minho. Os reconhecidos artistas Quim Barreiros e Augusto Canário foram os convidados de honra da cerimónia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts