FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 08 Out 2020

Primeira Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude realiza-se em Viana do Castelo

Com o objetivo de criar espaços que permitam avaliar e identificar as necessidades dos jovens, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) desafia jovens, técnicos e decisores políticos de todos os Municípios da Região Norte de Portugal a debater e definir em conjunto políticas locais e nacionais de Juventude para a nova década.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), aquela que é a primeira Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude decorre dia 16 de outubro, no Teatro Sá de Miranda.

O encontro surge no âmbito da Estratégia para o Diálogo Jovem de Base local implementada pela FNAJ desde 2017 e através do projeto “INOVE+”, um plano orientador a longo prazo que consiste num investimento significativo para o desenvolvimento da participação juvenil e associativa de jovens, em Portugal.

De acordo com Tiago Manuel Rego, Presidente da FNAJ, “esta Cimeira do Futuro é apenas a primeira de três eventos, que terão como premissa a discussão e criação de uma “Agenda para a Inovação das Políticas de Juventude 2020-2030” em cinco domínios estruturais: transição digital, coesão social, economia verde, cooperação transfronteiriça e saúde pública. A nossa missão é auscultar a camada jovem a nível nacional, bem como promover um verdadeiro diálogo entre jovens, decisores políticos e técnicos de juventude, colocando todos no mesmo nível de igualdade. Queremos ativar a capacidade de inovação e o poder criativo da minha geração para a resolução de problemas de sociais, bem como desafiar os jovens a contribuir com novas ideias e sugestões para a criação de políticas mais adequadas às suas necessidades”.

A discussão desta Cimeira do Futuro será feita em torno do tema a “Coesão Social: Igualdade de oportunidades” e contará com a participação de Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico e Social, José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação, Helena Roseta, Coordenadora do Projeto “Bairros Saudáveis”, bem como vereadores, autarcas e dirigentes associativos de toda a zona norte do país.

Para os interessados em fazer parte e contribuir para o debate, as inscrições estão abertas para as associações juvenis e para os municípios no website da FNAJ. O encontro decorrerá das 10 às 16h e cumprirá todas as normas de segurança da DGS, com limite de participantes.

A FNAJ, que representa 1.200 organizações juvenis do país e envolve mais de meio milhão de portugueses, tem como missão representar a juventude perante os poderes públicos e políticos. Nos últimos meses, além de aconselhamento, a federação tem ainda promovido diversos projetos de capacitação para ajudar a fazer frente às consequências da pandemia, ajudando da promoção do emprego e bem-estar da juventude.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts