FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Out 2020

Viana do Castelo vai constituir Conselho de Concertação Estratégico para definir estratégia municipal

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu o Presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, para uma reunião onde apresentou a intenção do Município em instituir um Conselho de Concertação Estratégico no âmbito dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos para criar a Agenda da Inovação e Plano Estratégico para 2030. 

Francisco Assis, que iria participar no terceiro fórum que acabou adiado devido ao luto municipal pelo falecimento do bispo emérito de Viana do Castelo, reuniu com o autarca de Viana do Castelo no edifício da Câmara Municipal. Ali, José Maria Costa deu conta da intenção do Município de instituir este órgão de aconselhamento para aquelas que serão as grandes opções estratégicas do Município.

O novo Conselho de Concertação, do qual farão parte representantes de instituições com sede em Viana do Castelo e também personalidades com intervenção nas áreas económicas, sociais e culturais, será uma importante ferramenta para definir a estratégia municipal para os próximos anos. Este órgão de concertação interinstitucional e de apoio irá definir a estratégia de captação de investimentos e de aconselhamento de estratégias de internacionalização de Viana do Castelo.

Recorde-se que, tendo por base uma metodologia participativa, Viana do Castelo está a preparar a Agenda para a Inovação 2030, que deverá estar concluída no início do próximo ano. É objetivo da Agenda para a Inovação dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado.

Assim, este deverá ser um documento abrangente e aberto à participação de todos, entre técnicos, especialistas, cidadãos e instituições. Por isso, a Agenda deverá refletir a visão das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o nosso futuro coletivo. 

O documento será criado tendo por base uma metodologia participativa, que incluirá um inquérito em formato infomail/ RSF, que será enviado a todas as habitações no mês de outubro, convidando os vianenses a darem a sua opinião e remetê-la ao Grupo de Trabalho. Foi também lançada uma plataforma online com informação e inquérito online, com a possibilidade de envio de documentos de interesse para a Agenda (http://agendainovacaoviana.pt/ ).

Será ainda promovido um estudo de opinião sobre avaliação e expectativas dos vianenses; realizando-se também reuniões de brainstorming e focus group após recolha dos inquéritos. O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Viana do Castelo irá também pronunciar-se com um documento, que será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts