Depois da empreitada de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, que renovou e equipou completamente o estabelecimento escolar num investimento que ultrapassou os dois milhões e meio de euros, o Município avançou para a reabilitação dos espaços desportivos da escola – Pavilhão Gimnodesportivo renovado, um campo de jogos de futebol de 7 em relva sintética e pista de atletismo com a respetiva caixa de areia para saltos em comprimento. Uma empreitada cujo investimento ultrapassa os 560 mil euros e conta com um apoio de 250 mil euros através do contrato programa celebrado com o Ministério da Educação.
“O desporto é uma vertente fundamental para que uma pessoa tenha uma formação integral”, defendeu Vitor Paulo Pereira, acrescentando que com o desporto ganha-se “o lado da cooperação, o empenho e o sacrifício”. Com este novo passo, Paredes de Coura concluiu “o ciclo das obras nos equipamentos ligados à educação”, tornando mais apelativo um equipamento tão importante neste período de desassossego que adveio da pandemia: “perante tanta perturbação, uma escola fechada cria ainda mais perturbação. É importante que as pessoas continuem com este empenho e sem ansiedade, com a esperança no regresso à desejada normalidade”, salientou.
Também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, não escondeu a satisfação por ver cumprida a celebração dos contratos programa que permitiram a requalificação das escolas do Distrito de Viana do Castelo, sublinhando também a importância de ver requalificado um espaço ao qual, na qualidade de courense, está intimamente ligado à sua formação: “temos aqui um espaço pedagógico, um espaço multidesportivo, pelo que o desporto escolar também acontece aqui”, concluiu.