FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 17 Dez 2020

Obras de 286 mil euros transformam habitação em fórum cultural em Barroselas

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a adjudicação de uma empreitada de 286 mil euros que vai transformar uma antiga habitação num fórum cultural, no lugar das Neves, para servir o Vale do Neiva.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na apresentação do projeto, o presidente da Câmara, o socialista José Maria Costa, adiantou que para “aquele espaço o município vai constituir uma nova entidade municipal para a promoção do Vale do Neiva nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região”.

“O conselho consultivo que iremos criar, além do município, irá integrar as juntas de Freguesia, o movimento associativo cultural, desportivo e ambiental do Vale do Neiva”, sublinhou, adiantando que o objetivo é que o novo espaço tenha uma programação “trabalhada em conjunto e virada para o Vale do Neiva”.

O novo Fórum Cultural das Neves, assim designado por se situar no centro de um lugar comum a três freguesias – Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.

O município “pretende dotar o lugar das Neves de um equipamento apropriado para acolher eventos culturais”.

“Será um espaço de trabalho, de reflexão e debate, de aprofundamento do conhecimento e da valorização do Vale do Neiva”, destacou o autarca.

A empreitada, com prazo de execução de 180 dias, prevê a reconstrução integral de um edifício no centro daquele lugar, “visa a promoção e divulgação do Castro de Roques, assim como a criação de um espaço para exposições temporárias e permanentes, colóquios e palestras”.

O Castro de Roques, também referido como Monte Santinho, distribui-se pelas freguesias de Vila de Punhe, Vila Franca e Subportela. Trata-se de um castro da Idade do Ferro, considerado uma das maiores cividades desse período na Península Ibérica.

O novo espaço “incluirá áreas expositivas que irão promover os valores identitários do Vale do Neiva, terá um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e terá ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva”.

Este fórum terá ainda um espaço memória que recordará, entre outras personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts