FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Dez 2020

Obras de mais de 1ME no comando da PSP de Viana do Castelo começam em 2021

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O interior do edifício do comando da PSP de Viana do Castelo vai ser reabilitado, em 2021, num investimento superior a um milhão de euros, de acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República (DR).

Fonte do Comando da PSP da capital do Alto Minho disse que a empreitada deverá decorrer durante um ano.

A intervenção no edifício da década de 60 é reclamada há vários anos e está prevista desde 2011, prevendo a requalificação de revestimentos, canalizações, instalação elétrica, entre outros trabalhos.

Para a área de policiamento daquela força, que abrange a cidade de Viana do Castelo e a vila da Ponte de Lima, estão destacados cerca de 200 agentes policiais, sendo que no edifício que vai agora ser intervencionado estão destacados 160 elementos.

O atual comandante distrital, o superintendente Rui Conde, tomou posse em fevereiro de 2019, sucedendo a José Vieira da Cruz, que completou 60 anos em setembro de 2018 e passou, no final desse ano, ao regime de pré-aposentação.

No despacho de 06 de julho, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, hoje publicado em DR, a obra representa uma “despesa num total de 935.000,00 (euros), acrescido de IVA nos termos legais”, e foi autorizada por uma portaria de 16 junho.

A intervenção integra-se na lei de programação de equipamentos e infraestruturas e da disponibilidade da PSP.

Em 2015, foi removida a cobertura em amianto, com cerca de 300 metros quadrados, dos anexos do edifício do Comando da PSP de Viana do Castelo onde funcionam a Esquadra de Trânsito e a Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, além de um gabinete da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

As obras de substituição da cobertura chegaram a ser anunciadas pela PSP em maio de 2013, no âmbito de uma intervenção de reabilitação das instalações daquele comando, reclamada há vários anos.

Na altura, o comandante distrital da PSP de Viana do Castelo desde 2009, José Vieira Cruz, explicou que obras prioritárias eram a remoção do amianto e a intervenção na fachada do edifício.

Na ocasião, José Vieira da Cruz afirmou que a degradação na fachada exterior do edifício principal do comando, “com buracos e cal a cair”, faz parecer que o edifício “foi alvo de um atentado” no Iraque ou Afeganistão.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts