FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 14 Dez 2020

Secretária de Estado do Turismo em Melgaço

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, estará esta segunda-feira, 14 de dezembro, em Melgaço para as sessões de assinatura do contrato de financiamento do Hotel do Peso e do protocolo “Caminho Minhoto Ribeiro”.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A jornada de trabalho arranca com uma visita às Termas de Melgaço. “Será um dia de grande relevância para o nosso território, pela oportunidade de divulgar projetos âncora para o desenvolvimento do turismo no nosso concelho. A OCRAM Hotel Management é uma sociedade que tem como área de negócio a gestão e propriedade de ativos hoteleiros e assumiu este desafio e desejo-lhes as maiores felicidades. Sei serem capazes de trazer o esplendor ao nosso Hotel do Peso!”, refere o autarca melgacense, Manoel Batista. A sessão de assinatura do contrato de financiamento do Hotel do Peso acontecerá pelas 11h00 na estância termal.

Também neste dia, em conjunto com os municípios de Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, Melgaço procede à assinatura do protocolo “Caminho Minhoto Ribeiro”. Este Caminho entronca com o território nacional no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, concelho de Melgaço, uma das mais antigas fronteiras terrestres. O conhecimento científico construído nas últimas duas décadas levou as entidades galegas a desafiarem os municípios portugueses a desenvolverem os esforços tendentes à implementação do Caminho em solo nacional. Melgaço e os cinco municípios portugueses, anteriormente referidos, manifestaram todo o interesse em desenvolver a investigação histórico-científica, necessária à formalização de uma candidatura nacional para a devida certificação deste Caminho que integra os Caminhos de Santiago.

A sessão terá lugar pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço, e a apresentação ficará a cargo do Prof. Cástor Pérez Casal, responsável pela investigação deste Caminho e coordenador do grupo de trabalho. Os estudos realizados pelo Professor Cástor Pérez Casal, consideram que o “Caminho Minhoto Ribeiro” é um dos Caminhos mais antigos que ligava o Norte de Portugal à cidade do Apóstolo Santiago: “É, por natureza, a espinha dorsal de um território que engloba, entre outros, três elementos diferenciadores que lhe conferem um carácter específico: natureza, termalismo e vinho.”, refere.

Com a assinatura deste protocolo, os seis municípios comprometem-se a desenvolver trabalhos de estudos de uma Rota de interesse Histórico e Cultural Intermunicipal denominada “Caminho Minhoto Ribeiro” para futura fruição pública.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts