A iniciativa começa esta terça-feira de manhã, com uma mensagem do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e sessões de apresentação em cada um das 12 Escolas/Institutos da UMinho.
O VnC pretende auxiliar os alunos inscritos do 10º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Em termos práticos, vai ser possível, por exemplo, manipular genomas em plantas, construir uma escultura, realizar um julgamento, aplicar robótica na navegação autónoma, visitar uma empresa, falar desde russo a japonês, auscultar a atividade do cérebro, compreender sobre psicoterapia, simular um parto, fazer escavações, preparar uma peça teatral ou experimentar biomateriais, entre outros.
Os futuros universitários vão poder descobrir as particularidades das diferentes áreas científicas e conhecer as cidades onde está situada a UMinho, além de conviver com colegas de diversas regiões do país e aprender enquanto se divertem. O programa integral está disponível em www.uminho.pt/veraonocampus.
As sessões de encerramento estão previstas para sexta-feira, dia 23, às 15h30, no auditório da Escola de Arquitetura, no campus de Azurém (Guimarães), e às 16h30, no anfiteatro natural do campus de Gualtar (Braga). Ambas incluem uma conversa informal do reitor Rui Vieira de Castro com os participantes e alguns momentos de animação.
Números:
140 participantes
50 professores/investigadores
17 monitores
16 atividades
13 edições
12 Escolas e Institutos
2 campi
2 cidades
1 parque tecnológico