FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Out 2021

Caminha: Requalificação da parte exterior dos Paços do Concelho implicou investimento de mais de 137 mil euros

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Caminha está a realizar obras de beneficiação nos Paços do Concelho, situado no centro histórico, sendo este um dos edifícios mais emblemáticos da vila de Caminha, desenhado em 1920. A intervenção incidiu sobretudo na requalificação da cobertura e telhado do edifício, num investimento superior a 137 mil euros. 

Relativamente ao do telhado do edifício, foi substituída toda a telha cerâmica, e foram requalificados os beirados existentes, assim como toda a estrutura de suporte em madeira. A substituição destes elementos deveu-se ao estado avançado de degradação, quer a nível estrutural, quer no forro de madeira.

Sob a telha cerâmica foi aplicada uma tela térmica e foram substituídos todos os rufos existentes, que apresentavam degradação com ligações e não garantiam a sua estanquidade, originando infiltrações através dos mesmos. Os trabalhos incluíram também requalificação das clarabóias existentes.

Paralelamente, os funcionários do Município estão a executar trabalhos de conservação no edifício, nomeadamente na caixilharia e gradeamentos.

Desenhado em 1920, o edifício da Câmara Municipal de Caminha sofreu, nos anos 50, profundas remodelações a cargo do arquiteto vilarmourense José Porto. A fachada principal apresenta vários pináculos rendilhados, que copiam dois originais, provenientes da Capela de S. Sebastião. No interior, destaca-se a decoração do Salão Nobre, com o seu teto em masseira e motivos fitomórficos proveniente da Igreja Matriz, e o arco ao fundo do 1º piso, reaproveitado da Capela da S. Sebastião.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts