Além da habitual iluminação pública, o programa, preparado pela autarquia em parceria com várias associações locais e o envolvimento dos empresários e comerciantes, compreende diversas atividades alusivas à quadra festiva e religiosa, que transformam Monção num lugar mágico e inspirador para crianças e adultos.
O objetivo central é comemorar esta data do calendário religioso, mas também promover o comércio local, incentivando, junto dos munícipes e visitantes, as compras da quadra natalícia nas lojas de comércio tradicional.
O programa tem inicio no dia 26 de novembro, sexta-feira, pelas 18h00, com a iniciativa “Vamos Iluminar Monção”, ligação da iluminação natalícia em diferentes locais da vila. Momento abrilhantado por um espetáculo de fogo de artifício e animação musical.
Entre 4 de dezembro e 2 de janeiro, a Praça Deu-la-Deu Martins recebe o “Mercado de Natal”, organização da Post`Arte – Associação de Artesãos de Monção.
No mesmo período, a Praça da República, torna-se num espaço, “embrulhado” com as cores de Natal, onde o público pode apreciar a “Decoração de Natal” preparada pelas associações do concelho. Os olhares atentos e curiosos vão desfilar pelos diversos motivos natalícios dispersos pela “praça de cima”, centrando-se na exposição de árvores de Natal.
A Praça Deu-la-Deu e a Praça da República são o epicentro da quadra natalícia que, nos fins de semana de 10 a 12 e de 17 a 19 de dezembro, promete uma verdadeira “Animação de Rua”, durante todo o dia, em várias ruas, largos, praças e baluartes da vila de Monção.
À semelhança de anos anteriores, numa parceria com a “Subzonextreme”, o programa compreende a “Chegada do Pai Natal” em barco. No dia 24 de dezembro, pelas 15h00, o velhinho simpático, de barba branca e ar bonacheirão, atraca no Cais da Lodeira, junto à ponte internacional, trazendo no saco surpresas variadas para as centenas de crianças que aguardam, entusiasticamente, a sua chegada.
Em conjunto com a iniciativa “Monção, um Globo de Natal”, o Município de Monção decidiu, também, lançar um novo baralho de cartas para o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão – Uma Peleja Ancestral”, o qual apresenta uma nova imagem visual, contemplando 28 cartas divididas pelos 4 níveis de dificuldade do jogo – capacete, escudo, lança e espada.