O evento já passou por Viana do Castelo em 2008 e 2012, e vai agora na sua vigésima quarta edição, onde este ano conta com a participação de 23 Cuarentunas e mais de 500 Tunos que vão atuar no Pazo de Ramirás (Auditório ABANCA) e vão encher a cidade de música, alegria e boa disposição.
“É com orgulho” que a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, sendo uma das fundadoras deste projeto, irá uma vez mais, marcar presença num certame, levando desta forma o testemunho genuíno da verdadeira essência do Minho e de Portugal.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é um projeto apadrinhado pelo Dr. Francisco Sampaio,e pela Drª Flora Silva, fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias Academias , como a Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Engenharia do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra, e como não poderia deixar de ser, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao findarem os seus estudos e iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se para partilhar as diferentes experiências Académicas através daquilo que lhes era comum: a música.
Desde 2003 que muitos têm sido os palcos por onde já passaram levando todo o brilho e alegria desta tuna do Alto Minho.