FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

23 Nov 2021

Fortaleza de Valença recebe projeto “De Repente, Canta a Gente”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Jovens estudantes mostram esta quarta-feira, dia 24 de Novembro, em Valença, que Cantar ao Desafio é para todas as idades. Augusto Canário, Pi d’Areosa e Jorge Salgueiro (Sons do Minho), juntamente com um grupo de jovens alunos da Academia de Música Fortaleza e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Promovida pela CIM Alto Minho e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, a ação envolveu os 10 concelhos e pretendeu dar oportunidade a jovens de comunidades escolares e culturais de trabalharem e aprenderem com repentistas consagrados.

Este espetáculo encerra, assim, a tour de 10 concertos que percorreu no âmbito da iniciativa “De Repente, Canta a Gente”. Tratou-se de um programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. No total, a atividade envolveu mais de 400 jovens que aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte, considerada património cultural imaterial da região.

Recorde-se que este projeto teve início em dezembro de 2020, envolvendo um conjunto de repentistas consagrados, liderado pelo cantador Augusto Canário – que esteve presente em todas as iniciativas –, tendo sido realizadas 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares, das quais 21 foram online e nas 37 ações presenciais, com uma equipa munida de acrílicos e outros materiais de proteção, tendo contado com a colaboração dos 26 professores envolvidos no projeto.

No dia 27 de novembro, sábado o Centro Cultural vai ser o palco do grande concerto de encerramento.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts