Na prova de +40 anos, destaque para a presença de Matthieu Garcia (TC Choupal), atual líder do ranking nacional da categoria e que vem moralizado do triunfo alcançado no passado mês, em Lagos. A concorrência será liderada por Mauri Brito Gomez (CT Porto), segundo pré-designado e n.2 na classificação, ficando para o tenista da casa, João Silva (CT Viana) a terceira posição no quadro, ele que é o terceiro nos +40 anos.
Para a prova masculina dos +50 anos, apesar de João Cunha (GDC Cires) surgir como primeiro cabeça-de-série, o favoritismo, pelo menos na teoria, vai inteiramente para Pedro Martins (Beloura TA), que tem como objetivo fazer o melhor possível e chegar ao derradeiro dia da prova.
Nos +60 anos, Rui Lerias (CT Setúbal) é o jogador mais cotado, seguindo-se Bento Queiroz (CT Espinho) ou Eduardo Almeida (CT Porto). Mesmo assim, tem uma palavra a dizer o anfitrião Manuel Albino Lima (CT Viana).
Quando ao quadro feminino, Danielle Shorey (TC Choupal), é a primeira cabeça-de-série, mas as atenções estão viradas para Dominika Gorecka (Beloura TA), Magda Leal (CT Porto) ou Célia Sá (CT Paços Brandão). A representação vianense ficará a cargo de Carla Pereira (CT Viana).
O torneio decorre nas instalações do Clube de Ténis de Viana do Castelo.