A FADU promoveu ainda uma visita técnica às instalações associadas à candidatura apresentada. Durante a manhã, visitaram o Pavilhão Desportivo da Meadela, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Serviços de Ação Social do IPVC como local de acreditação e outros eventos, e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão como espaço de cantina de apoio e eventos.
Da parte de tarde, a comitiva esteve no Pavilhão Municipal José Natário, Pavilhão do Atlântico e ainda no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Este é mais um evento nacional que Viana do Castelo pretende acolher no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023. Neste momento, está a ser feito um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos desportivos. A candidatura vianense a Cidade Europeia do Desporto refletiu a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
Já a Federação Académica do Desporto Universitário é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do país com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Fundada a 2 de março de 1990, está dotada de Utilidade Pública Desportiva desde do ano de 1995, tendo crescido ao longo destes anos, quer ao nível de atividades organizadas, quer ao nível de número de participantes, sendo considerada hoje em dia como uma das maiores federações desportivas do país.