Este projeto do Desporto Escolar, contou com o apoio da UNICEF Portugal, do IPDJ, da Câmara Municipal de Melgaço, do CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) e das Federações que tutelam o desenvolvimento do Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa.
Esta competição diferenciadora permitiu a promoção da prática desportiva, num clima de grande companheirismo, destacando-se o facto de que cada equipa participante competir de forma combinada nas 4 modalidades, obtendo a sua classificação final em consequência do conjunto dos resultados obtidos em cada das provas, das diferentes modalidades, o que gerou mais entreajuda e sentido de compromisso entre todos.
No final, foi o Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, de Matosinhos, a conquistar o primeiro lugar, seguidos da Escola Secundária São Pedro, de Vila Real, e do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, de Loulé.
Entretanto, ontem, no primeiro dia desta Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com várias intervenções, nomeadamente de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, que agradeceu aos professores e técnicos o empenho, à autarquia o apoio e à UNICEF Portugal, por se associar ao Ministério da Educação neste grande projeto, na partilha de valores comuns e na importância dada à educação dos mais jovens.
No mesmo sentido, João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, corroborou o sentimento de agradecimento às autarquias de Melgaço e de Monção e destacou a alegria de estar de volta aos eventos organizados pelo Desporto Escolar. Partilhou também que o facto de termos vivido momentos tão difíceis, fazem com que este regresso seja ainda mais emocionante.
Por sua vez, Francisca Magano, Diretora de Políticas de Infância e Juventude na UNICEF Portugal, começou por felicitar “todos os que chegaram a esta fase final”, enaltecendo que “já são vencedores”. Destacou ainda a importância do desporto na promoção do bem-estar e da felicidade de crianças e jovens e centrou o papel da UNICEF na defesa dos direitos das crianças. Francisca Magano fechou a sua intervenção afirmando que “a UNICEF existe para que as crianças e os jovens sejam felizes e estamos aqui, para continuar convosco neste caminho!”, rematou.
Por último, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, deu as boas-vindas a todos, esperando que este evento seja único e inesquecível na vida de todos. Neste seguimento, afirmou que “é um gosto receber esta final! Melgaço recebe o maior clube de Portugal”. Desejou também que esta “família do Desporto Escolar” se afirme cada vez mais, como um instrumento sério de trabalho, em prol de todos os jovens e que “todos façam do desporto, aqui e em qualquer lugar, uma arma de construção da paz”.