FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

03 Jun 2022

Quando a música é uma analogia a outras temáticas

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Não há como negar.

Quando falamos em música, não há como negar que esta é uma das artes que mais está ligada ao ser humano. Seja como estado de espírito, momentos de reflexão, anúncios de marcas, despertadores… a música está em todo o lado.

Contudo, para a música ser criada esta tem de ir beber inspiração a algum tema ou sector. Nesse sentido, neste artigo, damos a conhecer algumas músicas que se inspiraram ou fazem uma analogia a temáticas específicas. Vejamos alguns desses exemplos.

“We Are the Champions” (Queen, 1977)

A primeira referência é ao mundo desportivo. E que melhor exemplo, se não um dos hinos da banda Queen. A música “We are the Champions” é frequentemente passada em celebrações desportivas, quando se trata de uma final, cantando-se a glória do vencedor. Seja qual for o desporto, é um hino transversal de celebração.

Já relativamente à analogia ao desporto está exatamente no refrão, “We are the Champions”,  onde está bem explicito quem é o campeão.

Por outro lado, é também um hino à superação e à vontade de vencer. Sem dúvida, uma inspiração para quem faz das conquistas o seu dia a dia.

“Breakfast at Tiffany’s” (Deep Blue Something, 1995)

Esta é uma referência cinematográfica, escrita para o filme de Audrey Hepburn,  Breakfast at Tiffany’s (1961). A canção do grupo Deep Blue Something é de facto baseada noutro dos icónicos filmes estrelados pela atriz.

A passagem, “You’ll say we’ve got nothing in common/No common ground to start from’” é uma analogia ao primeiro filme de Audrey Hepburn, o Roman Holiday (1953), no qual a atriz interpreta uma princesa inglesa aborrecida que se afasta dos seus deveres reais, para conhecer as ruas de Roma.

“The Jack” (AC/DC, 1975)

Neste caso, a música cruza fronteiras com o poker. E a escolha recai sobre um dos clássicos da banda AC/DC, “The Jack”, onde são feitas analogias entre uma paixão e o mundo do poker. No caso, um dos exemplos mais relevante é mesmo uma passagem da música.

Said she’d never had a full house, but I should have known“.

Full House refere-se a uma mão de poker específica que consiste em três cartas do mesmo valor e um par adicional, tornando-a a quarta melhor combinação possível, apenas perdendo para quatro cartas do mesmo valor, straight flush, e royal flush.

Na canção de AC/DC, a referência a esta mão de poker é então uma analogia do estado do apaixonado que fica pensativo com as decisões que a amada seguiu. Caso para dizer, o amor é complicado, seja em que contexto for.

“Cookie Jar” (Doja Cat, 2018)

Nesta música, a referência é ao mundo gaming, sendo que o exemplo de Doja Cat é está na franquia Pokémon. A passagem refere-se ao estado da personagem da música estar a dormir, tal como um dos Pokémon mais famosos que existem, o Snorlax. Esta é a passagem:

She record that, Pokemon Go, you Snorlax / Swear they been sleepin on me”.

“All I Want for Christmas Is You” (Mariah Carey, 1994)

A escolha podia ter sido outra, mas esta música de Mariah Carey é provavelmente a música de natal mais popular e tocada de sempre.

Corriam os anos 90 quando a cantora lançou esta música. Daí para a frente, foi sempre a somar. Todos os natais, mal começavam as festividades, esta música era imperativa em qualquer casa americana. Claro que, tornou-se um fenómeno global e estará eternamente no ouvido e no natal de muitos de nós.

Afinal de contas, queremos sempre as pessoas especiais nesta quadra com tanto significado.

“Sugar” (Maroon 5, 2014)

Esta canção dos Maroon 5 é um verdadeiro hit. Ocupou o topo da lista  das 100 canções mais escutadas da Billboard durante 20 semanas. O “Sugar”, açúcar em português define a doçura do amor.

Na música é retratada a história de um pretendente implorando à sua amada para nunca se ir embora, pois não sabe viver sem ela. Por outro lado, o açúcar é doce, e ele compara-o à sua doçura de muitos sabores diferentes que sente quando pensa nela.

Com efeito, esta lista acaba também por mostrar a versatilidade dos artistas e a sua capacidade criativa para se inspirarem em temas às vezes inusitados. Por outro lado, prova que quando existem os ingredientes certos, o resultado é excelente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts