O calor que fez sentir no primeiro dia de competição da Copa Dunlop Motoval, uma das categorias inscritas no CNV Estoril 2 organizado pelo Motor Clube do Estoril, foi bem além das elevadas temperaturas do ar e da pista, com a luta pela vitória a ser também ela muito quente.
Depois de ter dominado as três Superpoles da categoria, e com isso ter garantido a pole position para a primeira corrida do fim-de-semana, João Rego não logrou manter o elevado nível de prestação, cedendo a liderança logo na primeira curva para chegar ao final do primeiro sector em 3o. O piloto da Yamaha R1 ainda voltou a mostrar ao que vinha, recuperando para segundo e chegando à liderança à terceira volta, isto enquanto Hugo Lopes, que foi o primeiro líder, ficava pelo caminho na variante.
Rego tentou então isolar-se na frente do pelotão, mas a verdade é que o vianense Rui Palma não deu tréguas.
Com um andamento muito forte, Rui Palma, o líder da tabela classificativa da Classe 2 mostrou precisamente por que motivo é ele quem lidera. Seis voltas após o apagar das luzes o piloto de Viana do Castelo colocava a sua BMW S1000RR na liderança da prova para não mais a perder.