FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Ago 2022

Presidente da Assembleia da República na Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Pensar o mundo e a arte a partir de Vila Nova de Cerveira. Foi este o desafio lançado no passado sábado na conferência “WE MUST TAKE ACTION #2: pode a arte mudar o mundo?”. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva: “Precisamos da arte, no sentido em que precisamos de acrescentar uma dimensão ao mundo".

Sublinhando a função crítica da arte em sociedades abertas, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, respondeu afirmativamente à questão levantada na conferência: “[Pode a arte mudar o mundo?] A arte já mudou e está sempre a mudar a nossa maneira de ver e interpretar e refazer o mundo”. 

Aproveitando a presença do presidente da Assembleia da República, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira, fez um apelo: “Contamos consigo para o esforço que estamos a empreender para cimentar a Bienal Internacional de Arte de Cerveira no mundo”. 

“Esta bienal merece ter ainda maior reconhecimento internacional pelo que representou e representa na afirmação do Portugal de abril. Temos um governo atento a todo o território nacional e uma Assembleia da República vigilante e ativa. À nossa escala estamos empenhados em seguir esses exemplos”, acrescentou o edil cerveirense.

Com moderação da diretora artística da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Helena Mendes Pereira, o debate teve como oradores convidados: Alberto Vieira (artista), Daniele Spiga (Officinevida e Noarte Paese Museo), Jacinto Rodrigues (professor e filósofo), Marina Jerusalinsky (artista), Nataliia Zabolotna (curadora) e Zadok Ben-David (artista). 

Esta é já a segunda de três conferências internacionais que integram a programação da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, estando a próxima agenda para o dia 18 de novembro, sobre o tema WE MUST TAKE ACTION #3 o ensino artístico no desenho do futuro da Arte.

De referir que a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira se mantém de portas abertas até 31 de dezembro. O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts