FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Set 2022

Livro “São Pedro de Deão – Estudos Monográficos” apresentado

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Associação Juvenil de Deão e o autor Manuel Inácio Fernandes da Rocha apresentaram o livro “São Pedro de Deão – Estudos Monográficos”, que teve lugar no Centro Social Paroquial de Deão.

Este livro, editado pela Associação Juvenil de Deão – AJD, da autoria do nosso ilustre conterrâneo, Inácio Rocha, surge da vontade de preservar a nossa memória coletiva.

“Este livro não é uma simples monografia no sentido de que se trata da história duma freguesia ou comunidade local. Engloba um conjunto de estudos que a propósito da monografia de Deão fomos fazendo ao longo do tempo e que julgamos poder agora publicar, sem o que se perderiam vários anos de estudo e dedicação aos arquivos que compulsámos para fazer a história que tentámos preservar” – parafraseando a nota prévia do autor da obra.

É particular intento da AJD, com a edição desta monografia “continuar a transformar utopias em realidades, levar Deão ao mundo e trazer o mundo a Deão, com jovens de toda a parte e que se identificam com a nossa missão associativa. Urge, portanto, a necessidade de “preservar as vivências locais, as práticas comunitárias e valorizar o mundo rural como espaço de sustentabilidade, não só ambiental, mas também social, cultural e económica.”

A edição deste trabalho monográfico contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão. E a comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, Mártir São Sebastião e Nossa Senhora dos Emigrantes também se associou ao evento, engrandecendo-o ao fazer parte do programa das Festas de Deão.

É, assim, uma obra de grande interesse para a comunidade Deonense, em particular, e Vianense, em geral e pode ser adquirida nas instalações da Associação Juvenil de Deão e também no Centro de Estudos Regionais – CER, em Viana do Castelo.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts