A comitiva do Alto Minho, composta por autarcas e dirigentes associativos empresariais da região, será recebida no primeiro dia na Confederation of Danish Industry (DI), a maior, mais representativa e influente organização de negócios e empregadores da Dinamarca, abrangendo manufatura e indústrias de serviços em setores como transporte, energia, TI, saúde, comércio e serviços profissionais.
A delegação do Alto Minho terá ainda oportunidade de reunir com o Embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral e Helga Moreira David, representante da AICEP em Copenhaga com o objetivo de perceber de que forma estes organismos atual e incentivam as melhores empresas estrangeiras a investir em Portugal (e neste caso particular no Alto Minho) e contribuem para o sucesso das empresas portuguesas no estrangeiro nos seus processos de internacionalização ou atividade exportadora.
Já em Malmo (Suécia) a comitiva terá oportunidade de realizar um Tour com Heidi Olsson, da Sustainable Business Hub. O Sustainable Business Hub é um cluster para cidades sustentáveis inteligentes. Uma plataforma que reúne empresas, academia e organizações públicas com o objetivo de estimular o desenvolvimento verde e os negócios verdes. Heidi Olsson vai guiar a comitiva do Alto Minho mostrando as inovações tecnológicas e sustentáveis da cidade de Malmo. Um city tour “mais técnico” onde vão poder descobrir a coesão territorial desta smart city.
Estas Ações de Benchmarking e Internacionalização, iniciativa conjunta organizada pela CIM – Alto Minho e a CEVAL têm como principal objetivo dotar os agentes territoriais do Alto Minho das ferramentas necessárias para o incremento da Competitividade das suas regiões através de um conjunto de missões institucionais e reuniões com diferentes entidades europeias.
Esta iniciativa foi apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto PA1. Marketing, Comunicação e Internacionalização da EEC PROVERE Minho Inovação.