Gal Costa tinha feito recentemente uma pausa nos espetáculos que tinha agendados, após ter sido operada para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, em Salvador, na Bahia, em 1945, sempre teve o incentivo da sua mãe para seguir uma carreira na música. Estreou-se nos palcos em agosto de 1964 no espétaculo “Nós, por exemplo”, com Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Gal Costa era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve a sua participação cancelada à última hora.
A cantora brasileira também tinha na agenda dois concertos em Portugal, marcados para novembro em Lisboa e Porto, que haviam sido adiados para o próximo ano devido à cirurgia que realizou.
Um dos seus maiores sucessos foi a “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi, genérico da famosa telenovela da Globo, a primeira a passar em Portugal. Sobre ela, o compositor afirmou um dia que muitas atrizes interpretaram Gabriela, mas a voz da personagem sempre será única, sempre será a de Gal Costa.