O Centro junta-se a esta iniciativa de combate ao lixo e ao desperdício e convida todos os seus visitantes a trazer peças de vestuário – roupa e sapatos – que já não são utilizadas. As roupas recolhidas serão posteriormente doadas a instituições de solidariedade contribuindo para uma economia mais circular.
Esta campanha, que pretende alertar para o impacto da indústria têxtil a nível mundial, é uma iniciativa de vários parceiros entre eles os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Núcleo de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e três empresas gestoras de têxteis, Ultriplo, Wippytex e Sarah Trading. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, é uma oportunidade de sensibilização dos visitantes do Estação Viana para as consequências ambientais da indústria da fast-fashion.
“É muito importante para o Estação Viana receber ações de sensibilização, principalmente sobre temas da ordem do dia, como as alterações climáticas e o que é possível fazer para as combater. Estas iniciativas mostram aos nossos visitantes que não somos apenas um espaço destinado a compras, mas um Centro com preocupações ambientais e sociais”, refere José Duarte Glória, diretor do Estação Viana.