FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

08 Jan 2023

Seleção Nacional de Andebol Sub-19 ganhou dois jogos à França em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Seleção das Quinas levou a melhor nos dois embates com os gauleses no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.

Depois de ter derrotado (38-35) os franceses, na sexta-feira, Portugal voltou a entrar no segundo embate, realizado este sábado, com confiança. Após o 2-1, Tiago Sousa abriu o ativo para um parcial de 3-0 que obrigou o técnico francês a parar a partida com apenas sete minutos decorridos. Apesar da paragem técnica, a nova aposta defensiva – 5:1 – voltou a dar oportunidade para Portugal finalizar em contra-ataque, que Tiago Sousa não desperdiçou e alcançou a marca dos cinco golos à maior. Os gauleses responderam, com dois golos consecutivos mas nova investida lusa colocou a diferença em sete (11-4), sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Algumas precipitações no ataque luso permitiram golos em transição por parte dos franceses e nem o bom momento de Gonçalo Morgado entre os postes impediu a aproximação no marcador (13-10). Nuno Santos acabou por dar uso ao seu primeiro time-out com apenas seis minutos por decorrer da primeira parte e Portugal regressou aos cinco golos de vantagem, mas nova investida gaulesa colocou a diferença em três aquando da saída para o descanso.

Intervalo: 17-14

Nuno Santos mencionou as principais diferenças entre os dois duelos com a França e volta a mostrar-se satisfeito com o desempenho dos seus atletas:

“Um jogo diferente do jogo de ontem, aconteceu aquilo que estávamos a pensar que ia acontecer. Entrámos bem, com energia, e depois resolvemos mexer na equipa, para darmos mais minutos, e acabámos por cair um bocadinho, o que é normal. São jogadores menos experientes. Na segunda parte, fisicamente foi clara a nossa quebra e, em muitas situações claras de ataque organizado, nós não tivemos o discernimento para tomar as melhores decisões. Defensivamente foi um pouco isso também. Mas nós estamos contentes com aquilo que sucedeu hoje e ontem. Eu penso que os atletas excederam um pouco das expectativas em relação àquilo que tínhamos perspetivado inicialmente.”

O técnico fez um balanço positivo sobre estes dias em Viana do Castelo: “O balanço geral é positivo, houve oportunidade de ver novos atletas, dar-lhes mais experiência. Também introduzimos um novo sistema defensivo, que hoje ainda chegámos a tentar alterá-lo, mas depois não abdicámos. No geral correu bem, ainda bem que assim foi. Este tipo de disputa faz-nos crescer imenso. Foi muito importante este jogo.”

A Cerimónia de Encerramento contou com a presença de Augusto Silva, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, e de Sérgio Fernandes, Chefe de Divisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Resultados dos Jogos Amigáveis
06.01.2023 – 20h00 – Portugal x França, 38-35 (19-20)
07.01.2023 – 15h30 – Portugal x França, 28-27 (17-14)

A Seleção Nacional sub-19 marcará presença no Campeonato do Mundo da geração entre os dias 2 e 13 de agosto, na Croácia.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal