FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Mar 2023

Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe “Viagem Por Mim Terra”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No âmbito dos trabalhos da Odisseia Nacional em Paredes de Coura, e inserido no Programa ATOS, tem lugar esta sexta-feira, dia 17, pelas 18h00, no  Centro Cultural courense, a apresentação pública informal de ‘Viagem Por Mim Terra’, uma criação de Venâncio Calisto com os atores das Comédias do Minho.

O programa ATOS insere-se na grande premissa do Odisseia Nacional, que é pensar o território português através da arte teatral. O programa ATOS em parceria com a Fundação Gulbenkian surge com este objetivo, convocando comunidades, estruturas artísticas, instituições locais e nacionais, a criarem projetos que partam dos lugares, os ativem e os coloquem em relação. “da sua diversidade.”

O que buscamos quando partimos? De que é feito o caminho? Viajar para dentro, como se faz? E a descoberta de nós mesmos no outro destino, será a paisagem que, obstinados, procuramos?

Toda a viagem parte de um ponto de interrogação, do questionamento das fronteiras que nos dividem e impossibilitam o encontro, a confrontação e a descoberta. E esse é o mote deste projeto de escrita para cena, que busca por narrativas e personagens reais e imaginárias que compõem a experiência de um criador moçambicano em viagem no território português.

Para melhor capturar o movimento espacial e temporal que se pretende matriz da narrativa cénica, prevê-se um processo de escrita itinerante e interativo, sendo que a recolha e experimentação do material criativo ou dramatúrgico resultará do encontro entre o criador e diferentes cenários, situações, comunidades, culturas e vivências em Portugal, através do diálogo com grupos profissionais de teatro de várias regiões do país.

A releitura de ‘Viagens na minha terra’, de Almeida Garrett, e de outras obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e moçambicanas, que têm a viagem como seu pano de fundo, bem como o diálogo entre as tradições populares do teatro de ambos países, servirão de fonte de pesquisa e de inspiração para a dramaturgia.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts